A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objectivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Neste caso concreto, tínhamos de fazer formas com esse mesmo texto por nós escolhido, que estivesse relacionado com os heterónimos de Fernando Pessoa.
As três propostas tipográficas que realizei para os heterónimos foram todas feitas na mesma linha de pensamento, por sugestão da professora. Ou seja, nas três propostas tipográficas tentei formar a cara dos heterónimos com o texto escolhido e completei as propostas com uma imagem de fundo alusiva ao poema em questão. Para o fazer, usei o programa "FreeHand" da Adobe.
Quanto à imagem de fundo, escolhi uma floresta, uma vez que Alberto Caeiro era o "poeta da Natureza" e o poema que escolhi era também ele alusivo à Natureza: "Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, mas porque a amo, e amo-a por isso (...)". Como a professora disse que não podíamos usar imagens, a menos que fossem abstractas ou que mal se notasse ao que se referiam, eu escolhi esta imagem porque acho que passa bem a mensagem do que eu quero transmitir, apesar de estar com alguma transparência e "smudge".
As três propostas tipográficas que realizei para os heterónimos foram todas feitas na mesma linha de pensamento, por sugestão da professora. Ou seja, nas três propostas tipográficas tentei formar a cara dos heterónimos com o texto escolhido e completei as propostas com uma imagem de fundo alusiva ao poema em questão. Para o fazer, usei o programa "FreeHand" da Adobe.
Alberto Caeiro
Neste caso concreto de Alberto Caeiro, depois de uma pesquisa online de imagens alusivas ao seu aspecto físico, desenhei então a que me pareceu mais indicada. Usei sempre o mesmo tamanho (12) e tipo de letra (Arial). No balãozinho onde escrevi o nome dele, já usei um tamanho de letra maior (16), mas também com o mesmo tipo de letra.
O tipo de letra Arial é de uma família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial.
A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De facto, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (que por sua vez também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).
Concluindo, a Arial é uma fonte não serifada. Mas que significa isto?
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francêsgrotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Os tipos sem-serifa, como a Arial, costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
Eu escolhi este tipo de letra porque as próprias linhas do desenho eram "duras", o que me levou a optar por um tipo de letra mais "rígido". Para os olhos usei dois "O"s grandes a negrito, e para a boca usei um travessão, também em negrito.
Neste caso concreto de Alberto Caeiro, depois de uma pesquisa online de imagens alusivas ao seu aspecto físico, desenhei então a que me pareceu mais indicada. Usei sempre o mesmo tamanho (12) e tipo de letra (Arial). No balãozinho onde escrevi o nome dele, já usei um tamanho de letra maior (16), mas também com o mesmo tipo de letra.
O tipo de letra Arial é de uma família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial.
A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De facto, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (que por sua vez também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).
Concluindo, a Arial é uma fonte não serifada. Mas que significa isto?
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francêsgrotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Os tipos sem-serifa, como a Arial, costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
Eu escolhi este tipo de letra porque as próprias linhas do desenho eram "duras", o que me levou a optar por um tipo de letra mais "rígido". Para os olhos usei dois "O"s grandes a negrito, e para a boca usei um travessão, também em negrito.
Quanto à imagem de fundo, escolhi uma floresta, uma vez que Alberto Caeiro era o "poeta da Natureza" e o poema que escolhi era também ele alusivo à Natureza: "Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, mas porque a amo, e amo-a por isso (...)". Como a professora disse que não podíamos usar imagens, a menos que fossem abstractas ou que mal se notasse ao que se referiam, eu escolhi esta imagem porque acho que passa bem a mensagem do que eu quero transmitir, apesar de estar com alguma transparência e "smudge".
Álvaro de Campos
No caso do Álvaro de Campos, depois de também ter realizado uma pesquisa online de imagens alusivas ao seu aspecto físico, desenhei a que me pareceu mais indicada. Tal como na anterior, usei sempre o mesmo tamanho (12) e tipo de letra (Arial). No balãozinho onde escrevi o nome dele, já usei um tamanho de letra maior (16), mas também com o mesmo tipo de letra.
Não irei repetir as especificidades do tipo de letra Arial, uma vez que já fora mencionadas acima. No caso específico de Álvaro de Campos, recorri mais vezes ao uso de pontos finais para desenhar áreas de menor dimensão, de forma a tornar o desenho mais perceptível (no nariz, gravata...).
Para os olhos também usei dois "O"s grandes e um travessão para a boca, e recorri igualmente aos "O"s para fazer os botões do casaco e das mangas.
Quanto à imagem de fundo, escolhi umas velas, uma vez que o poema que escolhi era alusivo a aniversário e à nostalgia da passagem do tempo que estes causavam no poeta: "No tempo em que festejavam o dia dos meus anos... Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez (...)".
Como não podia usar imagens a menos que fossem abstractas, usei o "Adobe Photoshop" para "desfazer" a imagem, com a opção "smudge". Além disso, pus alguma transparência.
Ricardo Reis
No caso de Ricardo Reis, depois de também ter realizado uma pesquisa online de imagens alusivas ao seu aspecto físico, desenhei a que me pareceu mais indicada. Tal como nas duas propostas anteriores, usei sempre o mesmo tamanho (12) e tipo de letra (Arial). No balãozinho onde escrevi o nome dele, já usei um tamanho de letra maior (16), mas também com o mesmo tipo de letra.
Não irei repetir as especificidades do tipo de letra Arial, uma vez que já fora mencionadas acima. No caso específico de Ricardo Reis, recorri também ao uso de pontos finais para fazer a boca, a gravata e os olhos, e de um "O" grande para fazer o botão do casaco.
Quanto à imagem de fundo, escolhi a sombra de um casal de namorados sentados à beira do mar, uma vez que o poema era sobre o poeta e o seu grande amor, que estavam também eles a beira do rio, a falar sobre a vida e de como ela passa rápido como a água: "Amemo-nos tranquilamente, pensando que podíamos, Se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro, Ouvindo correr o rio e vendo-o".Mais uma vez, como a imagem do casal de namorados era tudo menos abstracta, tive de recorrer ao "Photoshop" para a editar, tentando torná-la mais imperceptível, sem no entanto perder a sua ideia.
Sources que usei para realizar estas memórias descritivas:
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- "O tipógrafo veste a palavra com uma forma visível e a preserva para o futuro".
- Emil Ruder; citado por Suzana Valladares Fonseca in: "A tradição do moderno: Uma reaproximação com valores fundamentais do Design Gráfico a partir de Jan Tschichold e Emil Ruder", capítulo 4, p. 164; tese de doutorado, PUC-RJ (Ruder, 1967, p. 34)
- "A tipografia é o ofício que dá forma visível e durável - e portanto existência independente - à linguagem humana".
- - "Elementos do estilo tipográfico versão 3.0" - Página 17, de Robert Bringhurst - traduzido por André Stolarski, Publicado por Cosac Naify Edições, 2005 ISBN 857503393X, 9788575033937
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